Graduação


Atuação profissional do Engenheiro Aeronáutico

O currículo de um curso de Engenharia Aeronáutica deve ser diferente dos demais para atender a esse fato específico. O currículo deve integrar tecnologias básicas, tais como aerodinâmica, propulsão, estabilidade, controle, etc., focados e integrados para o projeto e desenvolvimento de uma aeronave.

A Engenharia Aeronáutica difere fundamentalmente de outras Engenharias por ser voltada para o projeto e desenvolvimento exclusivo de um veículo muito especial: a aeronave.

O avião, para ser viável, deve também reunir certos critérios envolvendo: fabricação, custos de manutenção, custos de operação e vida útil. Deve, também, considerar efeitos no meio ambiente, requisitos legais. O Engenheiro Aeronáutico deve ter a habilidade de projetar, testar, fabricar, operar, manter e reduzir o impacto ambiental. Deve possuir autoconfiança (atividade de risco), senso de responsabilidade, ética profissional, honestidade; conhecer materiais especiais e suas aplicações, ter criatividade e controle emocional voltados para uma aplicação específica: a aeronave.

O Curso de Engenharia Aeronáutica

O curso busca formar profissionais para projetar e desenvolver aviões, valendo destacar que o Brasil é um dos poucos países que detêm capacitação para atuar em todas as fases do desenvolvimento desse tipo de veículo: projeto, construção e homologação. O currículo do curso foi elaborado para prover ao aluno habilidades para atuar nas diversas áreas do conhecimento aeronáutico, como aerodinâmica, estruturas, dinâmica e controle de voo, aeroelasticidade, propulsão etc. Os temas são abordados a partir do projeto, construção, homologação e manutenção de aeronaves, com foco na parte prática para que o estudante tenha oportunidade de realizar ensaios experimentais em túneis de vento e utilizar programas computacionais de simulação e cálculo para projeto. Assim, o egresso estará apto a atuar profissionalmente nos diversos segmentos da indústria aeronáutica e da aviação, podendo também desenvolver pesquisa científica e aplicada em institutos de pesquisa, empresas e universidades brasileiras e do exterior.

Para saber mais sobre o curso, projeto pedagógico, auxílio aos estudantes e demais infra estruturas, acesse o site

Infraestrutura

O curso conta com a infraestrutura de laboratórios necessária para o desenvolvimento das aulas práticas e ensaios em túnel de vento, aeroelásticos, sistemas de controle automático, com motor a jato, de vibração estrutural, de resistência dos materiais; práticas em metrologia, eletrônica, projeto de aeronaves, manutenção de aeronaves, metalografia, uso de ferramentas computacionais e práticas de programação. A escola conta com serviço de apoio ao estágio e convênios no Brasil e no exterior.

Grupos Extracurriculares

Existem vários grupos extracurriculares incluindo: GMA ( Grupo de Manutenção de Aeronaves), Equipe EESC-USP Aerodesign, SEA (Semana da Engenharia Aeronáutica), Grupo Topus (Foguetes) e Secretaria Acadêmica (SAAero).  Cada grupo possui sua respectiva oficina e/ou sala de trabalho, além das oficinas de suporte do Departamento de Engenharia Aeronáutica.

A equipe Aerodesign do curso, por exemplo, é multicampeã nacional e internacional.

Intercâmbio e Estágios

A excelência da formação têm sido atestada pelas próprias empresas e institutos no Brasil e no exterior. O nível de intercâmbio com o exterior tem crescido de forma bastante acentuada. Hoje em dia o curso conta com alunos da Alemanha, Espanha, França, Portugal, Colômbia, etc. da mesma maneira que tem enviado um grande número de alunos para a Europa incluindo programas de duplo diploma. O Grupo Airbus tem um convênio de estágios na Europa para nossos alunos e cerca de 10 alunos tem participado todo ano.

Formas de Ingresso

O ingresso no curso de graduação em Engenharia Aeronáutica pode ser feito de duas formas: Vestibular , ENEM ou Transferência Externa.
A primeira e a terceira são aplicadas pela Fuvest, fundação que realiza o vestibular para ingresso em todos os cursos da USP.
A segunda é através do ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2023.

Rolar para cima